top of page
  • Instagram
banner3.jpg

Transformação de Cultura Organizacional

Para qualquer realidade, os resultados obtidos em uma empresa são sempre consequência da combinação de diversos aspectos: práticos e subjetivos. À essa combinação de fatores e o que surge a partir disso, damos o nome de Cultura Organizacional.

“A cultura come a estratégia no café da manhã”

Peter Drucker

Essa frase do pai da administração é taxativa e 100% verdadeira. Quando temos um problema na cultura da empresa, não há estratégia que funcione. E se não há estratégia que funcione, conseguir montar uma equipe engajada e ter resultados financeiros eficientes é quase que impossível.

Trabalhar cultura em qualquer empresa, independentemente do tamanho, não é algo somente importante que pode melhorar seus resultados, mas sim algo imprescindível sobre o qual os resultados não aparecem (ou ficam limitados).

Alguns sintomas de que a cultura não está saudável:

1 / Projetos que não vão para frente por mais que se coloque esforço;
2 / Desorganização nos processos;
3 / Equipe operacional só funciona sob pressão;
4 / Alto Turnover
5 / Dificuldade de introduzir um novo produto;
6 / Dificuldade de liderar uma equipe (não é fluído);
7 / Excesso de processos e burocracia para que as coisas aconteçam "eficientemente";
8 / Resultado financeiro empacado (sem crescimento);
e muitos outros...

A cultura organizacional é a alma da empresa, um conjunto de crenças, valores e práticas que definem como os colaboradores se comportam e interagem e os resultados que ela obterá. Fazem parte desse conjunto de subjetividades de uma empresa:

ESSÊNCIA DA EMPRESA

Quem é essa empresa? Qual seu propósito? Qual identidade que essa empresa tem internamente e externamente (branding)? Como ela é vista no mercado? O que ela, de fato, entrega de positivo para o mundo?

PADRÕES INSCONSCIENTES

Toda empresa possui uma identidade própria que manifesta com suas características únicas. Esse conjunto de "formas de se manifestar" são compostos por padrões internos inconscientes.

CRENÇAS

Crenças sobre o papel da empresa na sociedade, sua existência, sobre seus processos, seus produtos e como essas crenças impactam nos resultados.  como ética, respeito e colaboração;

HISTÓRIA E SISTEMA

A história da empresa possui um impacto grande sobre os resultados da mesma. Seja sobre o passado da empresa, seus fundadores, que transmitem valores e crenças, mas também toda teia de relações que a empresa forma com as pessoas que estão e passaram por ali;

VALORES E PRINCÍPIOS

Toda empresa possui seus valores e eles vão orientar o futuro dessa empresa. Porém, não são os valores que geralmente são colocados na parede ou em uma apresentação, mas sim quais são as energias realmente presentes na empresa.

SIMBOLOS E RITUAIS

Símbolos como o logotipo da empresa, rituais como confraternizações e premiações, que reforçam a identidade da empresa e suas questões.

“Assim como uma semente não cresce em solo doente, uma empresa não prospera financeiramente em uma cultura não saudável”
Pedro Ivo Moraes

O que uma cultura saudável faz é facilitar muito o trabalho de liderança. Tornando a gestão da empresa muito mais fluída, agregando mais resultados financeiros com mais bem-estar para todos.

 

A cultura organizacional influencia diretamente o clima organizacional, a produtividade, a retenção de talentos e o sucesso da empresa. Uma cultura forte e positiva pode ser uma grande vantagem competitiva.

Transformação Cultural:
como funciona?

O trabalho de cultura tem sempre como objetivo:

Trabalhar, alinhar e transformar a cultura da organização em algo que esteja alinhada com os objetivos da mesma, o bem-estar dela e de seus colaboradores e que faça os processos e resultados fluírem de forma mais natural possível.

O trabalho de cultura exige conhecimento e metodologias diversas para conseguir diagnosticar os pontos principais que culminam em uma cultura não sadia (ou seja, que não traz os resultados que deseja). Para isso, os caminhos passam por:

 

Diagnóstico

Nossa equipe é formada por pessoas treinadas que possuem as habilidades e ferramentas para descobrir quais são os pontos da cultura que não estão alinhadas com o objetivo acima. Esse trabalho visa em medir, com eficiência, através de pesquisas e entrevistas, como esses pontos encontrados interferem nas questões práticas da empresa.

Toda essa entrega de diagnóstico acontece por meio de entrevistas e pesquisas com os líderes da empresa, colaboradores, parceiros externos e até clientes. Durante toda busca por informações, olharemos para a empresa como um todo, desde coisas como propósito, missão, visão, até sua estratégia e toda operação da empresa (processos, pessoas, áreas, organograma etc).

Ao final, entregaremos um documento com os pontos encontrados e todo material levantado nas entrevistas que revelam a cultura da organização.

 

Plano de ação

Com o diagnóstico a equipe preparará o plano de solução para cada ponto encontrado, distribuídos dentro de um cronograma de implementação.

Esse plano varia de acordo com cada realidade e cada empresa terá uma forma diferente de trabalhar sua cultura. O mais importante aqui é que a empresa esteja 100% envolvida e engajada no trabalho. Aí partiremos para as diversas ferramentas como comunicação, treinamentos, mentoria, ações internas, planos de negócios etc.

Se te interessou, nos mande uma mensagem!

bottom of page
WhatsApp coorporativo-trasformacao